Meninas, me diagnosticaram câncer de mama estágio 1. Fiz a cirurgia, tanto os médicos quanto eu pensávamos que era um fibroadenoma comum. Dez dias depois, veio o resultado: câncer. No ultrassom, na punção, na palpação, não havia nenhuma suspeita. E foi um choque tão grande. Meu filho tem um ano. Já está agendada uma nova cirurgia para remoção completa das glândulas mamárias com colocação simultânea de implantes. O médico diz que há risco de surgimento na outra, e para eliminar esse risco é melhor remover as duas. Eu apoio totalmente, o importante é minimizar os riscos. Depois, o tratamento vai depender de análises adicionais do tumor que já foi removido. Mas ele disse que vai prescrever quimioterapia de qualquer forma, para garantir. Ele é a favor de um tratamento radical. Meninas, estou com medo. Deus me livre se alguém já passou por isso, me deem força.
Mas é bom que descobriram cedo. Você teve sorte. Eu estou com tanto medo. Tenho um pequeno nódulo na mama. Fui a um mastologista, ele apalpou e disse que sim, existe, é móvel. Mas na ultrassonografia não aparece nada, ou melhor, fibroadenose ou algo assim. Fiz ultrassonografia duas vezes em clínicas diferentes. O mastologista disse que está tudo bem, garanto, não se preocupe. Mas mesmo assim, tenho medo. E no seu caso, a ultrassonografia estava normal? O nódulo era grande ao toque? Por que decidiram remover, se estava tudo bem? Nem me mandaram fazer mamografia, nem marcador tumoral, disseram que não há indicação. Como não há, se ele mesmo disse que há um pequeno nódulo?
Магда
[3709623119]
Controle-se e não tenha medo. A cirurgia não é tão complicada. Além disso, você está no estágio 1. Eu tive uma mama removida com reconstrução simultânea. Inicialmente, foi classificado como estágio 1. Após a imuno-histoquímica, mudou para estágio 2a porque um linfonodo estava comprometido. Depois, fiz 4 ciclos de quimioterapia e agora estou em hormonioterapia por 5 anos (mas isso é para tumores hormônio-dependentes). Tudo bem, estou vivendo e não pretendo morrer. Desejo-lhe boa sorte e uma rápida recuperação!
Гость
[2181666644]
Sinto muito por você, mas procure os pontos positivos! O câncer de mama em estágio 1 é tratado com excelência! É uma grande sorte terem notado a tempo! Tudo vai ficar bem, a forma do seio será reconstruída, você passará pelo tratamento e em alguns anos esquecerá de tudo, como um pesadelo.
Магда
[3709623119]
Гость
A mensagem foi excluída
Marcadores tumorais para câncer de mama - besteira, são pouco informativos. Podem estar elevados por causa de um resfriado comum. Para se tranquilizar, faça uma mamografia particular.
Гость
[1162190376]
Магда
A mensagem foi excluída
E na mamografia vai aparecer com certeza? Recentemente fizemos uma vaquinha para o tratamento de uma moça, ela já estava no estágio 4. Sabe, no começo ela fez tanto ultrassom quanto mamografia e consultou com 2 mastologistas, e os dois disseram: é mastopatia, tenha filhos e vai passar. E depois de 4 anos, durante a gravidez, descobriram que já estava no estágio 4 com metástases. É assustador.
Геля
[1740171016]
minha irmã passou por isso. descobriram no último mês de gravidez. ela tinha 31 anos na época. era um tumor intraductal hormônio-dependente, por isso não diagnosticaram de imediato. primeiro, depois da biópsia, classificaram até como estágio 3. ficamos em choque!!! mas, graças a Deus. ela deu à luz, depois fez quimioterapia logo em seguida, e depois a cirurgia. na cirurgia, reclassificaram para estágio 2b. depois fez radioterapia e mais quimioterapia. já se passaram quase 2 anos. em breve, vai remover a outra mama preventivamente e colocar implantes (na época não dava para pensar em estética). força! tudo vai ficar bem!
Магда
[3709623119]
Гость
A mensagem foi excluída
Bom, não sei. No meu caso, o ultrassom mostrou um tumor, e ainda assim ficou em aberto, tipo, que tipo de tumor era. A mamografia não confirmou se era maligno. Mas mesmo assim, por precaução, fizeram uma punção, que aí sim confirmou o câncer. E a médica que eu fui depois pra tratamento (no RONC Blokhin) disse que só de apalpar ela já sabia que era câncer. Ela explicou que as bordas do tumor eram irregulares, e isso é um sinal de malignidade. Claro, não foi só no tato que fecharam o diagnóstico – fizeram ultrassom de novo, mamografia, biópsia.
Гость
[90266149]
O mais importante é não se desanimar, o câncer de mama pode ser vencido.
Гость
[1162190376]
Магда
A mensagem foi excluída
Entendi, obrigada. Saúde para você. Vou logo a uma consulta com o ginecologista, é de rotina. Vou falar sobre o nódulo, e aí veremos. Mesmo que o mastologista tenha dito que está tudo normal e para voltar daqui a um ano, vou ficar de olho nisso. Pelo que entendi, nem sempre é possível determinar 100% de imediato e ficar tranquila. Tem que acompanhar, é chato, mas fazer o quê.
Eu apalpei um pequeno nódulo, cerca de 2 cm, alongado assim, muito móvel, não doía, no ultrassom - 95% fibroadenoma, fui examinada por 2 mastologistas oncologistas muito bons e experientes - ambos cirurgiões, um chefe do departamento de oncologia cirúrgica, o outro tem sua própria clínica mastológica (com perfil oncológico). Ambos disseram - 100% fibroadenoma, ao toque nem de perto parece câncer. Fiz punção (fiz paga, porque me recusaram no dispensário oncológico, disseram que não há indicação). Na punção também foi benigno. Removi porque não queria carregar algo desnecessário em mim e ficar observando e esperando. Além disso, a hereditariedade não é muito boa. Quando removeu, o médico também disse que pela aparência era fibroadenoma - tudo ok, não se preocupe. Eles sabem como um tumor canceroso se parece visualmente. Mas a análise que leva 10 dias já mostrou câncer. O próprio tumor, tanto no ultrassom quanto quando removido, media 1,5 cm * 0,8 cm.
Гость
[1162190376]
Mme cherie
A mensagem foi excluída
Entendi. Você ainda tinha hereditariedade, então faz sentido por que precisava fazer. No meu caso, não é tão claramente palpável e parece que o nódulo não é tão grande ainda. Essa análise é a histologia? É quando examinam nas lâminas? E você levou essas lâminas para outro lugar para confirmação?
Muito obrigada! Também me classificaram inicialmente como estágio 1 pelo tamanho do tumor, e os linfonodos ainda serão verificados, espero que estejam normais, nem ao toque nem na ultrassonografia há suspeitas nos linfonodos. Pelos dados que já tenho, o tumor não tem invasão vascular, nem invasão na pele, removeram pouco porque pensaram que era um fibroadenoma, e também não há crescimento tumoral nas margens de ressecção, o médico diz que são todos bons sinais. Agora vamos torcer para que o tumor seja hormônio-dependente no IHQ. Diga, você colocou implante imediatamente? Teve dores após a cirurgia?
Sim, nas lâminas. Eles ainda vão terminar algumas coisas e então quero revisar as lâminas. Mas isso não vai afetar minha decisão de remover os dois seios e colocar implantes, talvez mude algo no plano de tratamento futuro.
Entendi, saúde para você, boa sorte. Ainda assim, foi muita sorte ter descoberto cedo. Li que no estágio 1, 95% são curados. Acho que tudo vai ficar bem.
Гость
[4020939289]
Há dois meses, me deparei com o mesmo problema. Decidi que, enquanto ainda tenho seguro, preciso me consultar com todos os médicos. Fiz a mamografia por último e me ligaram dizendo que precisava fazer uma ultrassonografia e, se decidissem que era necessário fazer uma biópsia, já fariam na hora. Resumindo, a biópsia mostrou câncer. No dia 17 de agosto, fiz a cirurgia, removeram 1,4 mm, e o tumor em si media 1,2. Antes da cirurgia, fizeram uma biópsia dos gânglios linfáticos. A cirurgia durou cerca de 1h30, e depois passei meia hora dormindo, não conseguia abrir os olhos. A médica disse ao meu marido que tudo correu bem. Saímos para casa às 3 horas, mas chegamos lá às 8 da manhã, porém me chamaram às 9, e até as 10 foram vários procedimentos. Enfim, estava muito ansiosa com os resultados dos gânglios linfáticos — ontem fui à médica e está tudo bem. Daqui a duas semanas, preciso visitar dois médicos — um deles é radiologista, e o outro não entendi bem. Eles vão decidir se faço quimioterapia ou radioterapia. Depois, vou procurar médicos que aceitem meu seguro. Por enquanto, tudo está sendo pago. E o mais interessante é que não estou nem um pouco preocupada. Antes, sempre pensei que teria esse pensamento sobre a doença e a morte 24 horas por dia, mas não. A taxa de cura completa é de 97%. Vamos torcer para estarmos nessa porcentagem. E sim, leiam o Salmo 90 no Evangelho. Ele ajuda. E o Senhor não nos abandonará. Converse com Deus o tempo todo.
Гость
[4275029774]
Autora, tenha paciência e uma rápida recuperação! Eu mesma andei com um tumor até o último momento, sofri muito. Emagreci bastante, fiquei grisalha, e eu também tenho apenas 30 anos. Você tem um bebê, tem por quem ser forte! Eu enfrentei esse problema sozinha. Aceite isso como um teste temporário, você vai ver, tudo vai ficar bem!
Desculpe, 1,4 mm ou cm? Removeram um setor? Em mim só removeram o tumor, e agora vamos fazer uma cirurgia mais ampla - remover ambas as mamas e colocar implantes. Vamos torcer para que todas as pessoas que enfrentam esse problema superem e fiquem saudáveis!
Acabei de ver 14 mm Fizeram um pequeno corte, provavelmente 2 cm, e pronto Embora antes da cirurgia e de todos os exames, a médica tenha dito que talvez fosse necessário remover a mama
A minha também tem o tumor de 14 mm e o corte foi de 2 cm, mas eu e a médica decidimos remover os dois seios e colocar implantes. E o IHC você já fez? O seu tumor é hormônio-dependente? Eu só vou fazer o IHC agora e aí vai ficar claro qual tratamento vou ter depois da segunda cirurgia, que já vai ser na terça.
Sim, coloquei o implante direto. Pegaram um retalho das costas, porque não tinha tecido suficiente no peito. Depois da cirurgia doía o braço - era difícil levantá-lo. Mas isso acontece com quase todo mundo - tem que começar a exercitar o braço logo. No local da mastectomia não teve dor forte, nem lembro se doeu de verdade. Se doesse muito, eu lembraria. Só que vai demorar para se acostumar com a perda de sensibilidade na axila - isso acontece porque durante a cirurgia, ao remover os linfonodos, as terminações nervosas são danificadas.
Muito obrigada por responder! E você usou roupa de compressão? Por quanto tempo?
Магда
[3709623119]
Mme cherie
A mensagem foi excluída
Sim, usei. Cerca de um mês e meio, com certeza. Depois fui tirando gradualmente por algumas horas, porque ficava desconfortável sem ela. E aconselho consultar o cirurgião antes sobre o tamanho, para comprar um conjunto reserva de roupa. Eu só tinha um. Colocaram em mim logo após a cirurgia - o cirurgião disse que eles pedem essa roupa junto com os implantes. E eu não sabia onde podia comprar. Então eu lavava e corria para a vizinha secar - ela tem uma varanda virada para o sul, ainda bem que era verão. Não lembro a marca direito... talvez Mira ou Marena... dá uma pesquisada. Não consigo olhar, porque dei a minha para uma amiga - ela fez uma reconstrução tardia.
Eu também tenho um tumor de 14 mm e uma incisão de 2 cm, mas eu e meu médico decidimos remover ambos os seios e colocar implantes. E você já fez o IHQ? Seu tumor é hormônio-dependente? Eles só vão fazer o IHQ em mim e então ficará claro qual tratamento será após a segunda cirurgia, que já será na terça-feira.
Eu não sei o que é IHQ. Meu médico disse que tive um resultado negativo para algo e que precisa ser repetido, mas ela acha que será negativo novamente. Eu não entendo tudo porque o inglês é minha segunda língua e nem todos os termos são claros para mim. Entendo o essencial, mas sempre levo meu marido para que fique mais compreensível. Meus posts 17 e 21 - escrevi no trabalho, agora estou em casa.
Гость
[4275029774]
Mme cherie
A mensagem foi excluída
Sim, mas me removeram de um lado. Não foi na Rússia, na verdade. Amamentar provavelmente não vou mais, mas quero ter um bebê. Saúde a todos
Гость
[2887589671]
Гость
A mensagem foi excluída
Faça uma ressonância magnética, é o exame mais preciso, principalmente do corpo todo, pra ter certeza de que não tem mais nenhum problema em outro lugar.
Гость
[1162190376]
Гость
A mensagem foi excluída
Obrigado, vou pensar nisso.
Гость
[87061690]
Autor, onde foi feito?
Ксю
[3205483789]
Saúde e felicidade para você... aguente firme, tudo vai ficar bem.
Магда
[3709623119]
Гость
A mensagem foi excluída
Corpo inteiro é PET-CT.
Магда
[3709623119]
Гость
A mensagem foi excluída
IHC - exame imuno-histoquímico. Claro, só posso adivinhar o que seu médico disse preliminarmente sobre o negativo... Às vezes, o tumor é triplo negativo. Ou seja, o tumor não é sensível a estrogênios, progesteronas e à proteína her2neu. Em tumores hormônio-dependentes, primeiro prescrevem quimioterapia e, se necessário, radioterapia, depois hormonioterapia, que envolve suprimir a produção de progesterona e estrogênio pelo corpo. Com reação positiva ao her2neu (quando +++), além de outros medicamentos quimioterápicos, administram Herceptina, que suprime a ação dessa proteína. Se a reação ao her2neu for ++, fazem um exame adicional... Se não houver reação a todos esses hormônios e à proteína, prescrevem apenas quimioterapia e radioterapia... Bom, isso é do meu jeito, com minhas palavras.
Верящая
[1655848584]
Meninas, estou lendo vocês e chorando. Como o câncer chega cedo para algumas. Minha irmã, em 96, teve células cancerígenas isoladas diagnosticadas. Teve uma cirurgia. Em 99, ela faleceu. Tinha 37 anos. Depois da cirurgia, ela deveria ter se cuidado, mas tinha três filhos para criar. E morava em outra cidade. Hoje, tanto a medicina quanto o diagnóstico são diferentes. Desejo a todas que superem isso e vivam saudáveis para criar os filhos e ver os netos. Cuidem-se!
Магда
[3709623119]
Sob as estrelinhas her2neu - popularmente conhecido como *****/*****/r.
Sim, *****... *****.......*****.....r.... chamam essa proteína
Магда
[3709623119]
Магда
A mensagem foi excluída
não deixam passar, mesmo que você se mate... resumindo, her - leiam assim mesmo em russo.
Гость
[309010983]
Magda, obrigada pela explicação, mas eu já havia dito que não estou muito preocupada e que o que tiver que ser, será. Hoje no trabalho, um médico conhecido meu leu meus exames e disse que está feliz porque está tudo muito melhor do que ele esperava. No entanto, ele mencionou que talvez ainda seja necessário fazer quimioterapia. Quando perguntei por quê, ele respondeu que é para ter certeza de que tudo será eliminado. Esta noite ele vai conversar com amigos que trabalham com isso (eles jogam bridge juntos).
Гость
[309010983]
Sobre a ressonância magnética, eu também fiz, mas depois da ressonância me recomendaram fazer um ultrassom da mama direita também, mas graças a Deus está tudo normal. Então, quer dizer que o ultrassom mostra melhor?
Магда
[3709623119]
Гость
A mensagem foi excluída
Por que vai ter quimioterapia, o médico vai responder melhor. Se quiser minhas suposições (sim, exatamente suposições, porque eu não sou médica!), então escreva os resultados da imuno-histoquímica.
Магда
[3709623119]
Гость
A mensagem foi excluída
É bem possível (mas isso, de novo, são meus palpites) que fizeram uma análise adicional para her2neu - é quando preliminarmente ++ - então há dúvidas se há reação dessa proteína no tumor, é feito um exame adicional FISH para confirmar se precisa ou não de herceptina.
Гость
[1037736880]
Автор, хорошо, что всё вовремя обнаружилось. У моей соседки по даче, уже совсем пожилой женщины, грудь удалили более 20 лет назад — тоже вовремя обнаружили. Она живёт и всё хорошо, до сих пор здорова и бодра. И у вас всё будет хорошо, держитесь, не накручивайте себя. Вот Анжелина удалила обе груди только из-за плохой наследственности...
Гость
[309010983]
Agora só amanhã, porque deixei todos os documentos com um conhecido e não tirei cópias. Obrigada pela compreensão.
Магда
[3709623119]
Гость
A mensagem foi excluída
Sempre tire cópias de todos os exames e laudos! Porque os originais podem se perder ou ficar na ficha, que não é entregue. Tenha tudo sobre você consigo! Embora devam sempre entregar o relatório oficial em mãos.
Магда
[3709623119]
Гость
A mensagem foi excluída
No fim das contas, você pode acabar decidindo consultar outro médico - e aí não tem nada em mãos... e daí? Eu praticamente sei meu diagnóstico de cor... embora tenha tanto o original quanto as cópias - e não só uma cópia, porque o oncologista da minha cidade precisa de uma cópia, o quimioterapeuta também precisa de uma cópia... para solicitar aposentadoria por invalidez - de novo uma cópia... e assim por diante.
Внимание
Администрация сайта Woman.ru не дает оценку рекомендациям и отзывам о лечении, препаратах и специалистах, о которых идет речь в этой ветке. Помните, что дискуссия ведется не только врачами, но и обычными читателями, поэтому некоторые советы могут быть не безопасны для вашего здоровья. Перед любым лечением или приемом лекарственных средств рекомендуем обратиться к специалистам!
Гость
[309010983]
Magda, eu tenho tudo, mas entreguei ao meu amigo médico, que vai falar sobre mim com seus colegas. Amanhã eu pego de volta com ele. Ele não é oncologista, mas antes era meu médico de família, e continuamos amigos até hoje. Ele me ajuda muito em tudo. Agora mesmo ligaram do laboratório onde fiz o ultrassom e a biópsia - eles enviaram duas contas de 850 dólares e perguntaram se eu as recebi. E na minha situação, é melhor não ficar ansiosa. E eu disse que não faço nada sem prescrição médica, então o seguro deve cobrir tudo. Resolvemos, mas fiquei muito nervosa.
Гость
[309010983]
agora vou me preocupar com o pagamento da cirurgia, e depois preciso encontrar quem aceite meu seguro para radiação, que custa 1000 por sessão, e são necessárias 6 semanas com 5 dias por semana resumindo, ficar doente é um prazer caro e nem sei quanto custa a quimioterapia mas parece que com essa doença, tudo é coberto
Depende de qual quimioterapia - o custo dos medicamentos varia de baratinho até... E não sei onde você está se tratando. Na Rússia, todos os medicamentos para pacientes com câncer são gratuitos. Claro, aqueles que estão na lista de essenciais. Se você preferir um medicamento que não está nessa lista, terá que comprar por conta própria. Por exemplo, tenho direito a comprimidos para terapia hormonal, o oncologista prescreve receitas gratuitas. Mas eles não funcionam para mim por causa dos efeitos colaterais, então compro outros por minha conta...