Olá! Vou direto ao ponto. Dois anos atrás fiz uma endoscopia, o resultado foi gastrite crônica. Começou a me incomodar queimação e dores no abdômen, o intestino começou a funcionar mal, as fezes frequentemente pastosas ou diarreia. Enfim, fiz outra endoscopia e na descrição havia sinais de atrofia focal da mucosa na região antral. Já estou em tratamento há dois meses com esperança de que o exame de controle mostre cicatrização da mucosa. Amigos que compartilham da mesma doença, por favor, me contem como vocês vivem, como se alimentam, será que alguém conseguiu recuperar a mucosa do estômago e, se conseguiram, como? Obrigado por não passarem reto e se manifestarem!
Não quero desanimá-lo, mas essa gastrite não tem cura, é uma condição pré-cancerosa. É necessário fazer endoscopia todo ano, manter uma dieta rigorosa e tratar regularmente as crises.
Гость
[3589223441]
E você também não pode tomar chá verde, ele piora a situação.
Софи
[4132719883]
Eu tinha gastrite erosiva, tomei uma colher de chá de óleo de espinheiro marítimo todas as manhãs em jejum durante 2 meses. Depois, preparei infusão de semente de linho e também tomei pelas manhãs. Em seguida, usei óleo de cominho preto. Paralelamente, mantive uma dieta rigorosa por cerca de um ano. Após um ano, repeti a endoscopia e o diagnóstico foi retirado. Restou apenas uma gastrite superficial. Tudo tem cura! Desejo-lhe sorte e paciência!
Гость
[2832667693]
Гость
A mensagem foi excluída
Você podia pelo menos perguntar ao autor se a gastrite dele é com acidez baixa ou alta antes de ficar distribuindo "conselhos"
Гость
[3589223441]
Гость
A mensagem foi excluída
Na gastrite atrófica é tudo a mesma coisa. Essa gastrite é muito ruim. Eu mesma tenho. O médico disse que ela responde muito mal ao tratamento. Na internet dizem que ela não tem cura de jeito nenhum.
Гость
[3589223441]
Софи
A mensagem foi excluída
Você tem erosões, e a pessoa tem atrofia da mucosa. Ela não se recupera mais. O importante é fazer com que não progrida
Саша
[2405128014]
Софи
A mensagem foi excluída
Obrigado pela sua resposta e pelos votos! Para você, saúde de ferro e todas as coisas boas! Só gostaria de esclarecer: você tinha apenas gastrite erosiva ou era atrófica com erosões? E mais, como ela se manifestava em você?
Quando tenho crises, sopa e gelatina de amido me ajudam. E você, tem acidez elevada? Foi prescrito algum remédio para você? No meu caso, quando a acidez aumenta, De-Nol e ranitidina me ajudam.
Саша
[2405128014]
Visitante
A mensagem foi excluída
Agradeço sua resposta! Não sei como é possível viver aos 30 anos com a consciência de que se tem uma condição pré-cancerosa... E se o sistema imunológico falhar e pronto... Será que não se pode fazer a cirurgia de remoção da área problemática do estômago de imediato, em vez de esperar pelo câncer? Ainda me dá esperança o fato de que a possível atrofia que tenho não foi confirmada pela biópsia. Pois é justamente a histologia que pode confirmar ou descartar essa doença. Não é mesmo?
Софи
[4132719883]
Саша
A mensagem foi excluída
Só erosiva. Meu estômago nem incomodava muito, mas tinha muita boca seca de manhã e amargura durante o dia. Por causa de uma alimentação não muito certa, docinhos, frituras, peixe defumado e outras gostosuras... uma vez deu uma crise - vômito. Quando fiz os exames descobri que era gastrite. O médico disse que era o primeiro aviso pra úlcera, aí me empenhei em tratar. Não sei o que exatamente ajudou - talvez a combinação )) mas o óleo de cominho preto tem qualidades fenomenais, pelo que dizem! Claro que tomei os remédios que o médico receitou também. E de vez em quando tomava chás de ervas. Enfim, não deixe a situação piorar, tem gente que já saiu de problemas piores, senão aqui vão falar um monte... como se fosse hora de morrer.
Гость
[3589223441]
Саша
A mensagem foi excluída
sim. a minha é confirmada. também tenho 30. no começo também fiquei neurótica, mas agora tô cagando e andando.
Саша
[2405128014]
Visitante
A mensagem foi excluída
Tomei um curso de Novobismol, Omez, Fosfalugel, Lactofiltrum, Duspatalin, Meteospasmil. Atualmente, continuo tomando Omez, Fosfalugel, e adicionaram Pancreatina também. Entre os remédios naturais - infusão de semente de linho e óleo de espinheiro mar.
Саша
[2405128014]
Вишенка
A mensagem foi excluída
Pelo fato de ter azia, provavelmente a acidez está alta. Recebi medicação. Tomei um tratamento com Novobismol, Omez, Fosfalugel, Lactofiltrum, Duspatalin, Meteospasmil. Agora continuo tomando Omez, Fosfalugel, e adicionaram Pancreatina também. Entre os remédios naturais - infusão de semente de linho, óleo de espinheiro marítimo, erva de São João.
Саша
[2405128014]
Visitante
A mensagem foi excluída
E como ele se manifesta em você? Às vezes tenho ***** dor na barriga, outras vezes sensações pontuais de dor, ou queimação. P.S.: desejo a você e a mim superarmos esse problema! A todos que também estão doentes e vieram aqui responder - também desejo recuperação! Aliás, um médico na internet afirmou categoricamente que tudo se recupera se a atrofia for focal e o paciente for relativamente jovem. Quero acreditar nisso.
Герцогиня
[100126530]
Саша
A mensagem foi excluída
Autor, você precisa adotar uma dieta muito rigorosa, não dê ouvidos ao imbecil que fala sobre câncer etc, tem muitos desses malucos por aí, eles só querem assustar. Enfim, eu digo como alguém que sabe muito: 80% depende de uma dieta correta (NÃO É JEJUM) jejuar não pode, é dieta mesmo. Elas existem na internet, dieta do número tal etc, tem várias tabelas, as dietas são complexas e demoradas, mas digo que quem seguiu elas em 90% dos casos curou completamente o sistema, claro que depois não pode sair comendo tudo, e claro que são necessários remédios mas sem exagero, como auxiliares. Tem muita coisa que não pode comer. Sobre os remédios o médico vai receitar, muita gente não aguenta as dietas, não é fácil ficar um ano no regime mas vale a pena. Saúde pra você.
Герцогиня
[100126530]
"Você está tomando muita coisa!!! Exclua o omeprazol por enquanto!!! E tenha muito cuidado com a semente de linhaça, ela acumula toxinas com o tempo. Deixe de usá-la e foque na dieta!"
Элли
[3931145817]
Tornei-me vegetariana e tudo correu bem.
Саша
[2405128014]
Visitante
A mensagem foi excluída
Mas o meu médico me disse que, ao contrário da gastrite hipertrófica, a atrófica raramente se transforma em câncer, diferente da hipertrófica, e que é possível viver com ela até a velhice. Um fator importante também é a predisposição hereditária a doenças tumorais do estômago.
Гость
[204990132]
Саша
A mensagem foi excluída
Comigo não é focal, é por todo o estômago. como se manifesta - não teve um dia sequer que o estômago não doesse. as dores de fome especialmente incomodam de manhã, peso constante, inchaço, queima tudo.
Гость
[204990132]
Саша
A mensagem foi excluída
Pois é, pra mim o médico também disse que dá pra viver por anos e morrer de outra doença))))
Элли
[3931145817]
O princípio fundamental é criar um ambiente no organismo onde as bactérias patogênicas que causam gastrite não se proliferem. O vegetarianismo cria esse ambiente. Naturalmente, se for feito com uma alimentação adequada, e não exagerando em pães e massas. Idealmente, deve-se comer mingaus preparados com água (aveia, trigo sarraceno) hidratados (deixados de molho em água quente, não cozidos) Caçarolas Frutas e vegetais frescos Legumes cozidos O principal é prestar atenção em como o organismo reage a cada alimento. Se dá sono, significa que comeu demais ou o alimento não está sendo digerido bem. Depois, pode-se passar a adicionar leite aos mingaus. Nada de carne, peixe. Nada de frituras, alimentos picantes, enlatados, salgadinhos, batatas chips e outras porcarias artificiais com uma enorme quantidade de conservantes e corantes. Boa sorte, Sasha! Tudo tem cura! Acredite.
Agradeço seu comentário! Desejo-lhe também uma saúde fortíssima! Sim, estou tentando seguir a dieta. Aliás, notei que até mesmo a carne causa uma sensação de pressão e uma leve dor no estômago. Será melhor eu excluir a carne por enquanto e comer apenas papinhas, sopas leves, gelatina de amido, etc.?
Саша
[2405128014]
Саша
A mensagem foi excluída
você está tomando muita coisa!!! exclua o Omez por enquanto!!! E tenha muito cuidado com a semente de linhaça, ela acumula toxinas com o tempo, deixe ela de lado, foque na dieta!
Agradeço pelo conselho! Só não sei como ficar sem o Omez. Ele neutraliza a acidez no estômago. Será que o ácido queimando no estômago, sustentado pelo refluxo da bile, não vai me atormentar...
Гость
[204990132]
Eu, pelo contrário, li que a carne é essencial nesse tipo de gastrite, já que é proteína, o material de construção, e se a mucosa está atrofiada, ela precisa se recuperar através da proteína. Mas hoje em dia nossos produtos são de tal qualidade que é melhor não comer nada mesmo.
Eu sinto muito por você... e desejo sinceramente que essa doença desapareça... completamente e totalmente!!! A propósito, eu também tenho dores da fome e queimação. Vamos nos apoiar e fazer amizade! Por favor, me escreva seu e-mail ou o endereço da sua página no VK. Ou então, deixa eu te dar o meu.
Саша
[2405128014]
Элли
A mensagem foi excluída
Ellie, você curou sua gastrite atrófica com a dieta vegetariana ou era uma gastrite comum sem atrofia?
Гость
[204990132]
Саша
A mensagem foi excluída
Mas o que tem pra apoiar? Eu caguei pra isso. Mas vamos sim.
Саша
[2405128014]
Ellie
A mensagem foi excluída
Muito obrigado pelo conselho, Ellie! Desejo-lhe saúde de ferro e para a sua família também!
Саша
[2405128014]
Элли
A mensagem foi excluída
Desculpe, Ellie, como exatamente você hidrata os mingaus? É preciso deixá-los repousar por algum tempo?
Гость
[1478632869]
O pancreatina só deve ser usado após refeições problemáticas, quando há dúvida se o estômago consegue lidar sozinho, caso contrário, o pâncreas não funcionará por si só. Para prevenção, pode-se usar pancreatina por cerca de 10 dias a cada trimestre, aproximadamente. Considere também as ervas, que também são tomadas em ciclos.
Гость
[1478632869]
Элли
A mensagem foi excluída
Só conselhos por aqui. Vocês deveriam abrir uma dieta específica para esse tipo de gastrite. Como ficar sem carne, já que pouco é absorvido, e ainda privar do mínimo. Só precisa cozinhar com mais cuidado, e pronto. Mingaus hidratados, especialmente de trigo sarraceno, me davam dor no estômago uns 10 anos antes do diagnóstico.
гость
[2735803412]
Гость
A mensagem foi excluída
meu sogro recebeu esse diagnóstico e foi encaminhado para um oncologista, parece que dá pra fazer cirurgia, mas meu sogro não pode - teve dois AVCs e tem diabetes o comentarista tá certo, é uma condição pré-cancerosa
Гость
[245356655]
гость
A mensagem foi excluída
Gastrite atrófica em idosos e em jovens são dois diagnósticos diferentes, não espalhem pânico. E aliás, recomendo ao autor pesquisar sobre as causas psicológicas das doenças do estômago. No meu caso bateu 100%
Гость
[1547100544]
Eu também tive gastrite, mas mais por causa de nervosismo (além da alimentação e hereditariedade). Eliminei a causa do estresse, passei a dormir bem, ajustei minha alimentação e tudo ficou bem. Em princípio, acredito que 90% de todas as nossas doenças vêm da alimentação. E os medicamentos só podem trazer benefícios temporários. Portanto, se você quer se livrar da gastrite para sempre, precisa revisar sua alimentação e evitar o estresse.
O esquema geral de alimentação para gastrite é a dieta número 5 (pode ser encontrada na internet). E então observe seu corpo - se você comeu algo e se sentiu mal, é melhor evitar esse produto. No meu caso, por exemplo, kefir me fazia mal, embora na dieta seja permitido (depende também da acidez do estômago). Mas posso comer iogurtes cremosos sem problemas. Carne também não me cai muito bem, então como muito raramente e apenas em forma triturada (almôndegas, almôndegas no vapor, etc.). Frango e peixe meu estômago tolera bem, então como. Todas as manhãs preparo aveia na água (apenas despejo água fervente e espero até que infunda). Também tento comer trigo sarraceno periodicamente - considero um dos melhores cereais, pois ainda na infância me receitaram uma dieta de trigo sarraceno e torradas brancas - comi assim por cerca de 1-2 semanas e a crise passou (sem medicamentos). A gastrite geralmente se agrava na mudança de estação, quando a imunidade está baixa. Se como algo errado e começa uma crise, preparo várias ervas (erva-de-são-joão, etc.). Mas é melhor se esforçar para que a alimentação seja totalmente correta. E pensar positivo :)
Boa tarde. Então, seu sogro recebeu mesmo o diagnóstico de gastrite atrófica? Há também o fato de que apenas o último estágio de displasia na gastrite atrófica é considerado pré-canceroso, e não sei se operariam uma atrofia focal (que parece ser o estágio inicial da doença). Eu mesmo já estou pensando em cirurgia. É meio triste viver com o pensamento de que a qualquer momento pode surgir um câncer por causa dessa doença, quando se tem apenas trinta e poucos anos... Melhor operar logo e esquecer tudo como um pesadelo...
Гость
[1737258066]
Faça o teste para Helicobacter pylori.
Саша
[2405128014]
Hóspede 39. Boa tarde! Obrigado pela sua resposta! Mas de qual gastrite você está falando (qual você tem)? Entenda, se eu tivesse uma gastrite superficial simples sem atrofia, ou mesmo erosiva ou com úlceras, eu não estaria tão preocupado. Trataria a úlcera e pronto, em princípio não teria mais medo. Mas aqui está essa atrófica, na qual pode se desenvolver câncer. No entanto, me consolo com o pensamento de que alguns médicos dizem que a atrofia focal é temporária e desaparece. Desejo que a gastrite lhe incomode o mínimo possível, ou melhor ainda, que desapareça completamente :)
Саша
[2405128014]
Visitante
A mensagem foi excluída
Olá. Fiz o exame de sangue para H. pylori. Não foi detectado. Dizem que se não há H. pylori, o risco de desenvolver câncer devido à atrofia da mucosa é mínimo. O que você sabe sobre isso?
Саша
[2405128014]
Visitante
A mensagem foi excluída
Olá! Fiz o exame de sangue para H. pylori. Deu resultado negativo. Dizem que, se não há H. pylori, o risco de desenvolver câncer devido à atrofia da mucosa é mínimo. O que você sabe sobre isso?
Катя
[189747509]
Саша
A mensagem foi excluída
Você está pensando errado em achar que dá pra esquecer como um pesadelo. Afinal, o foco pode aparecer em outro lugar e aí, vai operar toda vez? Se apareceu uma vez, significa que houve fatores na sua vida que contribuíram (alimentação inadequada que veio da família, hábitos ruins, hereditariedade forte, desequilíbrio no organismo). Então se cortar uma parte e seguir a vida sem descobrir qual fator influenciou (e geralmente é 90% alimentação), tudo vai voltar. Me conta - como era sua alimentação antes da doença se desenvolver? Comia frito, gostava de coisa apimentada, defumados? Teve períodos de jejum ou alimentação muito restrita na vida que poderiam ter prejudicado o sistema digestivo? Precisa avaliar tudo de forma bem crítica, senão não tem como sair. E mesmo se fizer a cirurgia, você vai ter que manter dieta pelo resto da vida, e qualquer tentativa de voltar ao estilo de vida antigo vai levar à recaída. Só mudança radical pra sempre. Isso só funciona pra quem tem gastrite leve - 1 mês de dieta e depois tudo volta ao normal, e eles podem voltar relativamente ao estilo de vida anterior... Com quem tem gastrite séria não rola, infelizmente. Isso só vai ser caminho pro câncer. Cada recaída da gastrite é um passo pra oncologia, porque toda vez acontece cicatrização, mudanças nas células, algo muda etc. Por isso é tão importante manter o estômago sempre em remissão, sem recaídas. Precisa aceitar isso..
гость
[3337493325]
Гость
A mensagem foi excluída
Não tô espalhando pânico, só tô dizendo que talvez a cirurgia possa ajudar. E gastrite atrófica é a morte das células do estômago, uma condição pré-cancerosa, e não depende da idade. Aqui precisa de consulta com um oncologista também, aliás na endoscopia já deviam ter coletado material pra biópsia.
гость
[3337493325]
Саша
A mensagem foi excluída
Sim, Sasha, ele foi diagnosticado com gastrite atrófica mesmo na parede posterior do estômago, e logo na endoscopia colheram análise para células cancerígenas e encaminharam para consulta com oncologista, estamos aguardando o resultado. Não estou dizendo que é câncer, acho que você ainda tem todas as chances de se curar, você é jovem. Mas o estômago do meu sogro nunca doeu - numa noite teve uma crise forte e logo esse diagnóstico. Por causa da diabetes ele já segue dietas há muito tempo - não consome coisas gordurosas, salgadas, defumadas, álcool e etc há uns 15 anos, minha sogra cuida muito rigorosamente disso Boa sorte pra você, melhoras
Саша
[2405128014]
Para 45. Katya.
Agradeço a você, Katya, pelo feedback! Sim, por muito tempo me alimentei de forma inadequada: frequentemente comia sem líquidos, consumia alimentos prejudiciais, fazia longos intervalos entre as refeições, deitava com o estômago cheio, além disso, fico muito nervoso, o que contribui para o refluxo da bile para o estômago, intestino, etc. E ainda, há três anos, estamos em um conflito militar (agora está mais calmo), o que por si só já causa nervosismo. E o estresse mais forte que tive foi quando, há quase dois anos, meu pai foi hospitalizado e faleceu. Então, essas são as circunstâncias que levaram ao surgimento do meu problema.
Quanto à necessidade de seguir uma dieta por um longo tempo, entendo perfeitamente e apoio, apenas para reverter essa atrofia... Obrigado por me ouvir.
Гость
[88625028]
Саша
A mensagem foi excluída
Come mingau e caldinho - e você vai ficar feliz. E se fica muito nervoso e não consegue lidar com a própria ansiedade, vale a pena dar uma passada no psicoterapeuta 😊
Внимание
Администрация сайта Woman.ru не дает оценку рекомендациям и отзывам о лечении, препаратах и специалистах, о которых идет речь в этой ветке. Помните, что дискуссия ведется не только врачами, но и обычными читателями, поэтому некоторые советы могут быть не безопасны для вашего здоровья. Перед любым лечением или приемом лекарственных средств рекомендуем обратиться к специалистам!
Саша
[2405128014]
гость
A mensagem foi excluída
Não coletaram a biópsia. Aqui está o texto da minha endoscopia: «O aparelho foi introduzido no esôfago. Sua mucosa está rosada, lisa e brilhante. O lúmen tem tamanho normal. As pregas são longitudinais, desfazendo-se facilmente com ar. A junção esofagogástrica abre e fecha periodicamente. O estômago contém uma quantidade moderada de conteúdo espumoso transparente com grumos de muco esbranquiçado e bile. A mucosa gástrica é de cor rosa vivo, moderadamente hiperemiada, lisa. No antro, a mucosa está vermelha, com hiperemia focal, lisa, parcialmente adelgaçada, em algumas áreas os vasos da parede estão visíveis, coberta por flocos de muco espumoso. A peristalse do estômago é normal, com ondas profundas. As pregas da mucosa são longitudinais, sinuosas, espessadas, desfazendo-se com a insuflação de ar. O ângulo do estômago não está alterado. O piloro tem forma arredondada, é facilmente transponível. O bulbo duodenal tem forma regular, desfazendo-se com pequena insuflação de ar. Em seu lúmen, há uma pequena quantidade de secreção espumosa, corada pela bile. Sua mucosa é rosada, aveludada. Na porção bulbosa, a mucosa é rosada, lisa. Conclusão: Chalásia do cárdia grau 1. Gastrite focal. Duodenite superficial.»
Entendo que "mucosa parcialmente adelgaçada com vasos da parede visíveis em alguns locais" são sinais de atrofia. Embora até o último momento eu espere que a biópsia não confirme a atrofia.
Саша
[2405128014]
visitante
A mensagem foi excluída
Obrigado pelos votos! Desejo também uma rápida recuperação para o seu sogro! Saúde para você e seus familiares!
Саша
[2405128014]
Claro, assim que soubermos o resultado do exame celular do seu sogro, eu te aviso, tá? Também torço para que dê tudo certo por lá :)
Гость
[380655203]
Sasha, pesquise na internet sobre as causas psicológicas das doenças do estômago. É essencial trabalhar isso também!
Amigos que compartilham da mesma doença, por favor, me contem como vocês vivem, como se alimentam, será que alguém conseguiu recuperar a mucosa do estômago e, se conseguiram, como? Obrigado por não passarem reto e se manifestarem!
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#