Há cerca de 4 anos, fui a um mastologista com queixa de dor em um ponto específico da mama. Ele apalpou e disse que estava tudo normal. Idiota. Porque um ano depois, exatamente nesse ponto e já por toda a mama, foram descobertos cistos.
E depois apareceu um fibroadenoma, aliás, justamente no local onde eu havia reclamado para aquele médico imbecil.
Enfim, meninas, se algo dói, procurem imediatamente um ultrassonografista – essa é a primeira dica. Segundo – cistos não são câncer, não se assustem, é comum em muitas pessoas, que vivem normalmente. Sim, é preciso acompanhar, mas não há motivo para entrar em pânico. Mas cuidar da própria saúde – isso é 100% necessário.
Com cistos – vá imediatamente ao ginecologista e faça uma ultrassonografia pélvica (mesmo que não tenham te indicado, faça por conta própria. Uma senhora no posto de saúde não conseguiu detectar um pequeno nódulo por um ano, enquanto eu, paralelamente, fazia exames em uma clínica particular e já sabia dos meus problemas ginecológicos. A senhora, claro, não me encaminhou para nenhuma ultrassonografia, ela estava completamente cagando).
Outro médico essencial é o endocrinologista. Faça exames hormonais obrigatoriamente. No meu caso, a prolactina estava elevada, o que levou (após fazer uma ressonância magnética da hipófise) ao diagnóstico de microadenoma hipofisário. Mas, sinceramente, diagnosticaram, e agora? A mesma coisa – tomo Dostinex/Agalates e acompanho para que o microadenoma não cresça. Enfim, prolactina sob controle e, claro, ultrassonografia regular da tireoide.