Os meus períodos menstruais cessaram de uma só vez, eu tinha cinquenta anos e meio. Antes disso, eram regulares como um relógio, a cada 21 dias. E então, de repente, não vieram. Não senti nenhuma sensação diferente, fiquei dois ou três meses fazendo testes para ver se não estava grávida, e depois fui ao médico. O médico disse que só poderíamos falar em menopausa quando eu estivesse há um ano sem menstruar. Aconteceu mais uma vez, cerca de um ano depois, e depois parou de vez. Agora já tenho 59 anos. Nunca tive ondas de calor, cuido do meu peso, a pressão arterial começou a dar alguns problemas, mas, no geral, não vivenciei todos aqueles temores sobre os quais se lê. E, francamente, não consegui identificar em mim mesma a pré-menopausa, a menopausa ou a pós-menopausa.
Entendo que é menopausa. Mas então, já estou nisso há 4 anos? Não é cedo? Pensei que não começaria antes dos 50, a vida toda foi como um relógio de 28 dias. E com quantos anos a menstruação vai parar completamente? Senhoras, adultas, como foi para vocês?